domingo, 10 de maio de 2009

Especiais: “Guidable - A Verdadeira História do Ratos de Porão”

Provavelmente são poucos os documentários sobre bandas que podem levar no título a palavra ‘verdadeira’ com tanta propriedade quanto “Guidable - A Verdadeira História do Ratos de Porão”. Em duas horas de filme os diretores Fernando Rick e Marcelo Appezzato passam à limpo - ou não tão limpo assim - a trajetória de uma das mais importantes bandas do cenário rock n’ roll nacional.

Na última segunda-feira, 04, foi realizada a sessão especial de lançamento do filme no Cine Olido, no centro de São Paulo. A exibição foi restrita aos atuais e ex-integrantes da banda, à equipe de produção, amigos, convidados e à imprensa. O Território da Música foi convidado a participar do evento e conta um pouco sobre o projeto.

A idéia do documentário foi do próprio vocalista João Gordo que convidou o diretor Fernando Rick a enfrentar o desafio. Junto com Marcelo Appezzato o diretor passou dois anos colhendo depoimentos, garimpando fotos e vídeo antigos e montando o longa-metragem. O resultado são 121 minutos com histórias sobre o movimento punk no Brasil, o surgimento da banda, as mudanças de formação, as gravações, turnês, envolvimento com drogas, problemas, muito humor e muito barulho.

Há depoimentos de personalidades importantes no cenário punk nacional como Rédson (Cólera), Clemente (Inocentes) e Fabião (Olho Seco), além de outros nomes importantes no cenário metal como Pompeu e Dick Siebert (Korzus), Iggor Cavalera (Cavalera Conspiracy) e Andreas Kisser (Sepultura).

A história do Ratos é contada obedecendo a cronologia dos fatos, desde o surgimento da idéia de montar uma banda pelos primos Betinho (bateria) e Jão (vocal na época, hoje guitarra), até o show especial realizado no Hangar 110, em São Paulo, onde a banda tocou apenas as músicas dos álbuns “Crucificados Pelo Sistema” e “Brasil” e contou com a presença de ex-integrantes nos bastidores.

Em diversos momentos durante a exibição do filme a platéia caiu na gargalhada. Há passagens extremamente engraçadas, tanto pelo fato quanto pelo modo como os músicos contam o ocorrido. Um desses momentos é quando João Gordo conta do encontro em uma festa com um antigo produtor estrangeiro que tinha se casado com uma brasileira “horrenda”, segundo o vocalista.

Além das histórias interessantes, o filme traz trechos de arquivos raros com apresentações da banda no início de carreira, como um show em 1983 no extinto Napalm e cenas do “Começo do Fim do Mundo”, primeiro festival punk do país realizado em 1982, no SESC Pompéia, em São Paulo. A baixa qualidade dos vídeos é compensada pela importância e raridade.

O filme também traz alguns momentos tensos quando o assunto é a saída de integrantes, alguns que inclusive estavam ali, assistindo a estréia do documentário. O envolvimento dos membros da banda com drogas também é abordado de forma clara e sem censura.

“Guidable” deve ser lançado em DVD no final do ano. Até lá os fãs podem ficar informados sobre as exibições já agendadas no site oficial: www.blackvomit.com.br/guidable. Na capital paulista o filme tem duas exibições abertas ao público, confira abaixo. Este documentário é um registro honesto e bem feito da história de um importante nome do rock nacional.
Image and video hosting by TinyPic Via Rock Online

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Meus Blogs